segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Você Vive o que canta?

Você realmente vive o que canta? E se a sua carreira musical gospel o levasse diretamente para a prisão e tortura?

Conheça Helen Berhane:
Helen era cantora evangélica e membro da igreja Rhema na Eritréia. Sua igreja é uma das várias igrejas cristãs não reconhecidas oficialmente pelo Estado e, por isso, perseguidas.

Em Maio de 2004 ela lançou um cd evangélico que fez enorme sucesso entre os jovens, e por isso foi presa e submetida a tortura e maus tratos por 2 anos e 5 meses. Junto com Helen, foram presos alguns adolescentes do seu pequeno grupo de oração. Foi-lhe dada a chance de assinar um documento garantindo que nunca mais participaria de atividades evangelísticas, inclusive musicais.

Ela recusou. A sua justificativa foi "eu creio em cada palavra que canto".

A “prisão” em que Helen viveu era um container no campo militar de Mai Serwa. Ela ficou totalmente isolada de sua família, não tinha direito a representação legal e nem a cuidados médicos.
Dentre os vários tipos de tortura a que foi submetida, Helen passava horas na posição do “helicóptero”, de cabeça para baixo, com braços e pernas amarrados para trás. Era submetida a condições extremas de calor e frio: chegava a 40 graus durante o dia, e a 10 graus negativos em certos períodos. Helen teve sua perna quebrada e frequentemente ficava sem comida ou qualquer tipo de higiene básica.

Ela permaneceu ali até 2006, sem ter sido formalmente acusada e sem nenhum julgamento. As autoridades da Eritréia chegaram a negar a existência de Helen e de outros cristãos presos. A pressão internacional sobre o governo da Eritréia foi liderada por grupos cristãos de todo mundo e pela Anistia Internacional.
Em outubro de 2006, Helen foi solta. Com sérios problemas de saúde, mas com uma fé inabalável. Ela tem problemas no fígado e nos rins, e também anda com alguma dificuldade. “Mas já me desfiz das muletas”, ela conta.

Após a libertação, Helen e sua filha Eva voaram para o Sudão e conseguiram asilo na Holanda, onde vivem. No Brasil, o caso foi divulgado pela Missão Portas Abertas e pela cantora Fernanda Brum, que posteriormente homenageou Helen doando-lhe o seu Troféu Talento de “cantora do ano”, que havia recebido no Brasil em 2007.

Helen segue testemunhando do amor e do poder de Deus, e convocando os cristãos de todo mundo a erguerem a sua voz em nome da justiça.

E então amigo músico: ainda tá afim de seguir "carreira gospel" ou quer testemunhar de verdade? Quando você canta coisas como "te seguirei até o fim", o que isso significa? O que vai no cd, vai também no coração?

Ouça Helen cantando a capella na Irlanda

Aqui neste link Helen conta como as orações do povo de Deus a sustentaram na prisão.
Post retirado do Blog Resumo da Ópera
--
Algo que nos faz realmente pensar...

Eu vivo minhas músicas ou vivo a popularidade, o estrelismo, a fama, o dinheiro...??
Meu Amigo Ezequiel postou sábias palavras no Twitter hoje:
 "cristão verdadeiro não é apenas aquele que tem a verdade, mas aquele que a ama e proclama coma vida e com os lábios."

Nenhum comentário:

Volte mais vezes

Related Posts with Thumbnails